quarta-feira, 14 de maio de 2008

Funchicória? Não, obrigada!

Funchicória? Não, obrigada!
Por que não devemos dar funchicória pros nossos bebês?

Vou colar três textos sobre o assunto:

1º texto:

O pózinho parece ser tão mágico, mas olha só: o açúcar exacerbado de sua fórmula 'queima' as papilas gustativas sensíveis dos bebês e pode prejudicar a amamentação, pois o leite materno não é tão doce assim.
A funchicórea contém a sacarina (ainda mais deletéria do que a sacarose, visto que é um produto 100% ARTIFICIAL, sintético) extraído do petróleo e que deixa resíduo amargo ao paladar, chega a ser 550 vezes mais doce que o açúcar!

Imagino isso na boca do bebê e depois como ele pode estranhar ao mamar porque o LM não é tão doce assim.

Além disso, é oferecido na chupeta, isso pode prejudicar o sucesso da amamentação se for oferecido muito no início (sim, existem controvérsias e muitas de vocês vão até discordar)

Outro fator angustiante é que ele NÃO É eliminado do organismo em associação ao ciclamato e existem evidências científicas de serem cancerígenos em ratos.

A sacarina está proibida em mais de 70 países, inclusive os EUA. Por quê será?
Até as empresas de refrigerantes estão trocando a sacarina pela sucralose, mesmo sendo mais cara.

2º texto

Sem contar que a comercialização da funchicórea foi proibida pq só um laboratória a fabricava/distribuia o Lab. Malpoejo que está sob intervenção em 6 produtos/medicamento por manipulação de substâncias não autorizadas pelo Ministério da Saúde. VEJA:

http://www.anvisa.gov.br/legis/suplemento/241005_suplemento_1.pdf#search=%22funchicorea%22

3º texto

"Segundo os especialistas, não há qualquer comprovação científica de que os chás ou a popular funchicória tenham eficácia no combate às cólicas. Eles podem até fazer o bebê parar de chorar, mas é porque a atenção dele foi desviada para uma sensação nova no paladar. Esse seria, como dizem os médicos, um efeito placebo. 'No caso da funchicória, o fato de ser doce pode ajudar a acalmar a criança', explica o pediatra Ricardo Toma. Ele ressalta que, de qualquer forma, a indicação de qualquer medicamento para cólicas só pode vir do pediatra."

http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC905345-2215,00.htmlO que fazer quando ele tiver cólica então?
Sugestoes:
Sling
banho
amamentar
massagens
esperar os 3 primeiros meses de vida pasarem!!

Postado por Renata na G1F

Um comentário: